Os passageiros da linha Gaivota-Oásis serão os primeiros a sentir a mudança
A Secretaria de Trânsito e Segurança vai redistribuir todos os pontos de parada para embarque e desembarque das linhas municipais. Um estudo foi realizado com o objetivo de diminuir em até 25% o tempo total das viagens. Os passageiros da linha Gaivota-Oásis serão os primeiros a sentir a mudança já a partir da próxima terça-feira (20).
O trabalho revelou que um ônibus da linha Gaivota-Oásis leva, em média, 1h07 minutos para cobrir o percurso de 22 km entre o ponto inicial e final do itinerário. O maior motivo da lentidão dos coletivos no trecho é o alto número de pontos de parada existentes, sobretudo nas regiões periféricas, onde a disposição destes é irregular. Somente no percurso de ida, o motorista para 71 vezes para o embarque e desembarque de passageiros, com outras 68 paradas na volta.
A Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal tomou como base um relatório da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República (SEDU/PR) e da Associação Nacional de Transporte Coletivo (ANTP), de 2002. O relatório prevê que as distâncias entre paradas dos ônibus devem ser de 300 a 400 metros em áreas centrais, de 400 a 600 metros em áreas de urbanização e de 600 a 800 metros em áreas periféricas.
Números bem diferentes dos encontrados no percurso da linha, onde existem pontos de parada com apenas 100 metros de distância. Além disso, pontos próximos a esquinas e cruzamentos também deverão ser realocados, pois dificultam todo o fluxo de trânsito, inclusive para os ônibus.
O diretor de Transportes da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, Edvaldo Juvino, embarcou em algumas viagens da linha, acompanhado por representantes da Viação Litoral Sul, e acredita que “essa medida fará com que o percurso dessa linha seja feito em até 50 minutos”. Ainda segundo Juvino, a mudança não cria grandes distâncias entre os pontos e dá mais fluidez para o trânsito e para o transporte público.
O prefeito Marco Aurélio ressalta que outras ações estão sendo trabalhadas pela Prefeitura para melhorar o transporte coletivo, como a ampliação do número de veículos para atender os bairros e a implantação de um terminal urbano com o sistema de cobrança por meio do Bilhete Único.
“Além do ganho de tempo de viagem, o tempo de espera nos pontos de parada também vai diminuir. Essa adequação vai garantir maior agilidade ao usuário do transporte público”.
LOTY – A Administração Municipal pretende adequar todos os pontos de ônibus da Cidade às normas do relatório da SEDU/PR e ANTP. O próximo itinerário a ser modificado são as linhas do bairro do Loty. A expectativa de redução no tempo médio das viagens segue sendo de 25%.

Nenhum comentário:
Postar um comentário