quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeito participa do lançamento do Programa Time do Emprego. Município lidera geração de vagas de trabalho




O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB) participou nesta tarde, na Câmara Municipal, do lançamento do Programa Time do Emprego. Entre as autoridades, estiveram presentes os representantes da Secretaria de Emprego e Relações do trabalho do Estado, Lígia Gomes e Tadeu Moraes de Souza; além dos secretários municipais Milton Campos (Governo); Luiz Evaldo Pinto (Desenvolvimento Econômico); Douglas Assis (Assistência e Desenvolvimento Social); Rosana Filipini Bifulco (Planejamento e Meio Ambiente) e Luci Cristina Zanella (Educação, Cultura e Esporte).  Representando a Câmara municipal esteve presente o verador Hugo Di Lallo (PSC).


O “Time do Emprego” é uma espécie de oficina ministrada por dois “facilitadores” que interagem com os participantes no intuito de trocar experiências, ensinar técnicas de comportamento em entrevistas e em dinâmicas de grupo, planejamento financeiro e profissional, confecção de currículo, entre outras atividades. As turmas se encontram uma vez por semana, em um total de 12 encontros e são formadas nos períodos da manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 16h. O time do emprego é voltado para maiores de 16 anos que estejam desempregados ou à procura do 1º emprego.

Para o secretário de Relações do Trabalho de Itanhaém, Luiz Antônio Saadi, a iniciativa atende uma grande parcela da população. "Essa é mais uma importante e necessária ferramenta àqueles que incansavelmente buscam uma oportunidade e não conseguem, por estarem desatualizados das ações do mercado de trabalho. Tenho certeza, que os resultados serão extremamente positivos e benéficos a toda população”, comentou.


Em seu discurso, Marco Aurélio enfatizou a liderança do município na região em geração de emprego. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, Itanhaém foi o município da Região Metropolitana - que é formada por nove cidades - que mais gerou empregos em janeiro. Enquanto sete cidades apresentaram saldo negativo (demitiram mais do que contrataram), Itanhaém teve saldo positivo de 165 empregos. 

“Está tudo dentro do que foi prometido à população. Estamos cumprindo o que prometemos, que é incentivar a capacitação e fortalecer a economia. Mais empresas abrindo as portas representa mais profissionais sendo contratados. Estamos empenhados e determinados, para que todos os trabalhadores tenham acesso a um emprego satisfatório, que permita o sustento do seu lar”, afirmou o prefeito.

Mais de três mil crianças são beneficiadas pelo Transporte Escolar do Município




Mais de três mil crianças são transportadas todos os dias até às escolas municipais, estaduais e projetos educacionais do Município. O transporte escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes garante segurança, agilidade e conforto durante o trajeto dos estudantes que utilizam os serviços nas áreas rurais e urbanas da Cidade.


Atualmente, o Programa de Transporte Escolar atende os estudantes com 67 veículos, entre frota municipal e empresa terceirizada, com micro-ônibus, ônibus, kombis e vans. Em 2006, apenas um ônibus e um microônibus atendiam a grande demanda de estudantes.

A Secretaria possui 15 motoristas e 16 monitores que acompanham todo o percurso até a unidade escolar. Os profissionais se preocupam em manter o trajeto seguro com orientação sobre o uso do cinto de segurança e a conduta da criança até o local de destino.

Os estudantes beneficiados seguem os critérios que priorizam o atendimento, são eles: moradores de área rural, pessoas com deficiência, estudantes com problemas crônicos de saúde e alunos que residem a uma grande distância da escola, onde haja obstáculos que impeçam ou dificultem o acesso do aluno à escola.

Em Itanhaém, o transporte escolar segue as normas da Resolução SE-27 de 09/05/2011 e SE-28 de 12/05/2011, em vigor na Secretaria de Estado da Educação. Conforme o Artigo 3º, o aluno com idade a partir de 12 anos completos no início do ano letivo será atendido por meio de passe escolar, desde que não haja prejuízo ao cumprimento de horário de entrada e saída da escola.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Zanella, acredita que o transporte seguro contribui para o acesso à educação. “Não pouparemos esforços para garantir ao aluno o transporte escolar. Estamos otimizando os serviços para atender mais estudantes e assegurá-los a permanência na unidade escolar”.

O pedido para a utilização do transporte escolar é solicitado diretamente na escola na qual o aluno está matriculado. Para conseguir a vaga, o estudante terá que se encaixar aos critérios recomendados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, de acordo com as resoluções acima citadas.

PASSE ESCOLAR – A Prefeitura fornece o passe escolar aos estudantes com idade acima dos 12 anos, como determina a Secretaria de Estado da Educação, na Resolução SE-27 de 09/05/2011.

AINDA DÁ TEMPO – O prazo para a solicitação do passe se estendeu até o dia 8 de março e deve ser realizado no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.
O cadastramento e recadastramento para a distribuição do passe escolar com desconto aos alunos das escolas municipais e estaduais podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Vale lembrar que para efetuar o cadastro, o interessado deverá comparecer ao local munido de duas cópias da declaração escolar, cópia do RG ou Certidão de Nascimento, além do comprovante de residência atualizado. Caso não seja o primeiro ano de cadastro, o aluno deverá apresentar também a carteirinha azul referente ao passe do ano anterior.

Marco Aurélio expõe reivindicações do Litoral Sul em reunião com o secretário estadual da Saúde



Prefeito de Itanhaém voltou a enfatizar a importância da ampliação e fortalecimento da estrutura da saúde nas cidades do Litoral Sul. “Enquanto isso não ocorrer, fica uma situação desigual”.

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), participou nesta quarta-feira (27), na Capital, de reunião entre os prefeitos da Região Metropolitana e o secretário estadual de Saúde, Giovani Guido Cerri. O encontro foi solicitado pelos prefeitos e foi intermediado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita. O objetivo foi aproximar os prefeitos reeleitos e eleitos da cúpula da saúde pública no Estado. Marco Aurélio estava acompanhado do vice-prefeito José Roberto Pereira do Nascimento (PMDB).


Ao longo da reunião, os prefeitos tiveram a oportunidade de apresentar um diagnóstico da saúde em seus municípios, apontar reivindicações e debater propostas em comum, como o fortalecimento da estrutura das cidades do Litoral Sul, meta defendida pelo prefeito de Itanhaém. "A Baixada Santista cresce em sua economia, mas também nos problemas sociais e a saúde é a preocupação maior dos prefeitos. Em nossa opinião, é preciso reforçar a estrutura no Litoral Sul porque é uma forma de desafogar Praia Grande e Santos e permite que as prefeituras economizem com o TFP (Transporte Fora de Domicílio)".

A declaração de Marco Aurélio foi elogiada pelo prefeito Alberto Mourão, de Praia Grande e reforçada por Ana Preto, de Peruíbe, e Artur Parada Prócida, de Mongaguá. Segundo Mourão, o Litoral Sul já comporta uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que existe em sua cidade desde 2009 e cujos usuários são, em grande parte, do Litoral Sul. “A nossa proposta é que seja implantada uma AME também na divisa de Itanhaém com Mongaguá. Com isso, teremos uma estrutura adequada para o crescimento populacional que se espera nesta região”, destacou o prefeito de Praia Grande.

O fechamento das maternidades de Peruíbe e Mongaguá foi apontada por Marco Aurélio como a razão dos problemas registrados nos últimos dias e relatados pela imprensa em relação ao Hospital Regional de Itanhaém. “Este é apenas um exemplo dos gargalos que se formam na saúde do Litoral Sul. Por isso, cada vez mais se faz necessária uma ação conjunta do Estado”.

O prefeito de Itanhaém também propôs que as cidades do Litoral Sul fortaleçam as redes básicas de saúde. “Tendo um bom atendimento nos bairros, vai desafogar o pronto socorro que, neste caso, vai voltar a servir ao seu fiel propósito, que são as emergências”. Marco Aurélio também apresentou outras reivindicações para as cidades do Litoral Sul, como um maior repasse de recursos para aquisição de medicamentos durante a temporada de verão e abertura do hospital regional para as emergências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de maior flexibilidade na central de vagas, com prioridade para as cidades mais próximas do hospital, no caso Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém.

O único item da pauta que não chegou a ser abordado é o pleito de implantação de uma unidade com 50 leitos de retaguarda, no hospital regional. “Estamos com essa carência, de leitos para internações de menos de 24 horas. Mas apresentaremos esta meta no momento oportuno, mesmo porque a licitação da ampliação do hospital já foi concluída e qualquer alteração pode atrasar o início das obras”.

Por fim, Marco Aurélio avaliou o encontro como “um grande passo para resolver problemas históricos da saúde na Região Metropolitana”.

Por sua vez, o secretário estadual de Saúde fez um balanço das ações desenvolvidas pelo Governo na região. No caso de Itanhaém, enfatizou o processo de ampliação do hospital, que já teve a licitação concluída e cujas obras devem começar ainda neste semestre. “A reunião foi importante para saber as demandas dos municípios e buscar ações regionais. Medidas tomadas dois anos atrás estão em andamento, como ampliações de hospitais”.

Ao final do encontro, foi anunciada uma nova reunião, em março, entre o diretor do Instituto Emílio Ribas, David Uip e o diretor regional de saúde, Marco Botteon Neto, com os secretários municipais de saúde para identificar as prioridades regionais e avançar com investimentos na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Além dos prefeitos citados, também compareceram a prefeita de Guarujá (Maria Antonieta de Brito) e o prefeito de São Vicente (Luís Cláudio Bili). Os municípios de Santos, Bertioga e Cubatão enviaram os secretários de saúde municipais.

Portal DCI - Diário do Comércio e da Indústria - destaca Programa Bairro a Bairro de Itanhaém


http://www.dci.com.br/sao-paulo/programa-bairro-a-bairro-tem-inicio-em-itanhaem-id333956.html

No CONDESB, Marco Aurélio debate os detalhes do Plano de Desenvolvimento Estratégico da BS



O Plano Diretor Regional definirá projetos comuns para as nove cidades. “É como um raio-x metropolitano, com números e indicadores sociais e econômicos”, destaca o prefeito

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), nesta terça-feira (26), em Santos, o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB) debateu com os demais prefeitos o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista, que está sendo executado em parceria com a Agência Metropolitana (AGEM). Vencedora da licitação para a execução do projeto, empresa Geo Brasilis apresentou as etapas e como funcionará o Plano que tem a previsão de ser finalizado em outubro deste ano. O Plano é um estudo do impacto social e econômico que o Pré-sal vai provocar nas nove cidades da Região Metropolitana e que servirá como parâmetro para os investimentos públicos e privados nos próximos dez anos. 


Na reunião, o prefeito de Itanhaém destacou a preocupação com a expansão populacional nas nove cidades. “Teremos impactos positivos, certamente. Mas não devemos ignorar os impactos negativos, principalmente no aspecto social, motivada por uma ocupação cada dia maior dos bairros, exigindo infraestrutura, escolas, creches, médicos e mais segurança. As notícias do Pré-sal criaram uma expectativa de que a nossa região é o melhor lugar para se viver. Mas não estamos preparados ainda para absorver essa demanda”.

Paulo Alexandre e Marco Aurélio têm uma visão comum a respeito da Saúde regional: "Se tivermos uma estrutura satisfatória no litoral sul, vai desafogar Praia Grande e Santos. No momento é a melhor opção", afirmou Marco Aurélio
 

"A apresentação do Plano", destacou Marco Aurélio, "coincide com os debates que estamos desenvolvendo em Itanhaém, para a revisão do nosso Plano Diretor, através da nossa secretaria de Planejamento".

Segundo o prefeito de Itanhaém, “com esse diagnóstico poderão ser desenvolvidas ações estratégicas para impedir invasões em áreas de risco e de preservação permanente e coibir a especulação imobiliária e outros riscos de impactos ambientais, por exemplo”. Marco Aurélio lembrou que o governador Geraldo Alckmin já se manifestou em várias oportunidades sobre a expectativa de crescimento que cerca a Baixada Santista nos próximos dez anos. “Será a região do Estado que mais vai receber investimentos privados. Por isso, a importância deste estudo, que proporcionará aos setores público e privado as diretrizes necessárias para dar suporte aos projetos de expansão e novas instalações”.

Marco Aurélio elogiou os esforços da AGEM e o espírito metropolitano que cerca esta iniciativa.  “As cidades estão crescendo em população e economia. Portanto, quanto mais cedo fizermos o necessário diagnóstico, menores serão os impactos sociais, que são os que verdadeiramente preocupam os prefeitos”.

Além de Marco Aurélio, estiveram presentes na reunião o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito e a prefeita de Peruíbe, Ana Preto. A AGEM foi representada pela diretora-técnica, Fernanda Meneghello, além de toda a equipe técnica que esteve presente acompanhando a apresentação do Plano Metropolitano pela Geo Brasilis. Os demais municípios enviaram representantes.

Contribuição anual
Ainda na reunião, foi aprovada a contribuição anual ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista, o valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), cabendo ao Governo do Estado a quota parte de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) divididos em doze parcelas mensais, e ao conjunto dos nove municípios a contrapartida de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), assim distribuídos mensalmente entre as prefeituras:

Bertioga: R$ 9.285,66
Cubatão: R$ 57.624,00
Guarujá: R$ 63.178,00
Itanhaém: R$ 19.337,00
Mongaguá: R$ 9.502,00
Peruíbe: R$ 13.092,00
Praia Grande: R$ 47.580,00
Santos: R$ 137.865,00
São Vicente: R$ 59.203,00

Reunião de abril em Itanhaém
Foi aprovado ainda o calendário de reuniões do CONDESB no período de março de 2013 a fevereiro de 2014. Veja como ficou:

Março/2013: AGEM
Abril/2013: Itanhaém
Maio/2013: Praia Grande
Junho/2013: Peruíbe
Julho/2013: Bertioga
Agosto/2013: Cubatão
Setembro/2013: Mongaguá
Outubro/2013: São Vicente
Novembro/2013: Guarujá
Dezembro/2013: Santos
Janeiro/2014: AGEM
Fevereiro/2014: AGEM

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Marco Aurélio participa de audiência com o secretário de Estado da Saúde


Marco Aurélio Gomes participou hoje de encontro dos prefeitos da região com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, e com o coordenador da Agência de Saúde do Estado, o médico David Uip. "Estamos trabalhando pela melhoria na Saúde da Baixada. A prioridade é reforçar a estrutura do setor no litoral e assim desafogar o sistema em Praia Grande e Santos".

Prefeito recebe a visita do ex-presidente da Câmara




O prefeito Marco Aurélio Gomes recebeu nesta segunda-feira a visita do ex-presidente da Câmara, José Renato Costa de Oliva, que preside o diretório municipal do PPS. O encontro tratou de temas políticos. O prefeito elogiou a iniciativa do ex-parlamentar que, nas eleições de 2012, concorreu como vice na chapa que ficou em segundo lugar nas eleições. "Fiquei feliz com a visita e com a postura do Zé Renato. Tenho certeza que o PPS será parceiro da cidade, é um grande partido, com representantes dignos". Por sua vez, o ex-vereador desejou boa sorte a Marco Aurélio em seu mandato e agradeceu pela receptividade.

AGENDA

Agenda desta quarta-feira:
10h00 - deputado etadual Itamar Borges
10h30 - deputado estadual Samuel Moreira
11h00 - deputada estadual Vanessa Damo
12h00 - deputado etadual Jorge Caruso
13h00 - deputado estadual Baleia Rossi


16h00 - Audiência na Secretaria Estadual de Saúde

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Boletim Oficial de Itanhaém -- Edição 225


Prefeito de Itanhaém vai ao SPU resolver antigas pendências do município



 
 O prefeito foi recepcionado pelo coordenador da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Sérgio Martins; na pauta, a posse definitiva da área do Campão, a situação dos quiosques e das estações

Para discutir antigas pendências dominiais no município, o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), foi recebido nesta segunda-feira (25) pelo coordenador do escritório regional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Sérgio Martins. O encontro aconteceu em Santos. O prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Jorge Eduardo dos Santos.

As três pendências discutidas foram a posse definitiva da área onde está situada a Praça de Esportes Aurélio Ferrara (Campão) e o Mercado Municipal; a situação dos quiosques instalados nas praias no início dos anos 90 e a situação das estações ferroviárias, principalmente a do Suarão, que se encontra em estado de deterioração, oferecendo riscos aos frequentadores das redondezas.

Nos três casos, foram protocolados documentos onde a Administração Municipal reivindica uma breve solução para as pendências, em virtude de ações governamentais que deverão ser colocadas em prática nos próximos meses. Um exemplo é a arena múltipla a ser erguida em frente ao Campão, e que atenderá a eventos turísticos, culturais e esportivos. “Já estamos com os recursos definidos, por parte da Secretaria Estadual do Turismo, mas existem pequenos entraves, que podem ser desenrolados com a intervenção da SPU. Explicamos a situação ao Sérgio Martins, que se prontificou a cuidar pessoalmente desta questão”, relatou o prefeito.

Estação do Suarão - A Prefeitura faz a manutenção do entorno, mas nao pode mexer no prédio

No caso da estação ferroviária do Suarão, que o Governo Municipal pretende utilizar como ponto de apoio aos serviços municipais, como base para os operários e maquinários, a SPU vai intermediar audiência com a direção da concessionária da linha férrea, a empresa América Latina Logística (ALL). Marco Aurélio acredita que terá uma resposta positiva nesta reivindicação. “A Prefeitura sempre cuidou do entorno da estação, mas não pode mexer na parte física do prédio, que está se deteriorando pela umidade e má conservação. Por ser um local aberto, atrai crianças, que brincam nas redondezas e isso preocupa. Precisamos que a ALL aponte a providência que vai tomar ou que ceda o espaço à municipalidade”.

Quanto aos quiosques, a intenção é reabrir diálogo para favorecer os proprietários, que sofrem ação judicial por parte do Ministério Público e não têm a devida segurança jurídica para trabalhar. “É uma situação antiga, mas que precisa receber a nossa atenção, afinal os quiosques são comércios que geram emprego e atraem muitos turistas”.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Marco Aurélio e Hugo Di Lallo ajustam as próximas ações do Governo



O prefeito recepcionou o líder do Governo e listou as próximas medidas e ações da Administração, com destaque para o início do Programa Bairro a Bairro nesta terça-feira, no Suarão

Em reunião na tarde desta segunda-feira (25), o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB) e o líder do Governo no Legislativo, Hugo Di Lallo (PSC) discutiram as novas ações da Administração, com ênfase para o início do Programa Bairro a Bairro.

Hugo Di Lallo recebeu um balanço dos primeiros 45 dias de Governo. O prefeito listou conquistas e importantes intervenções nas áreas de saúde, turismo e limpeza pública. “Agora, o foco do Governo volta-se aos bairros”, anunciou Marco Aurélio, em referência ao Programa Bairro a Bairro que, a partir desta terça-feira (26), no Suarão, vai oferecer diversos serviços e obras de manutenção.

O vereador parabenizou o prefeito pelo dinamismo do Governo nestes primeiros meses. “É o sentimento das ruas. Existe uma satisfação com o modo do Marco Aurélio administrar. Tivemos uma temporada excelente, com segurança e boa estrutura na saúde. Foram mais de 15.000 atendimentos no Pronto Socorro somente em janeiro. Prova que está sendo dada a devida atenção à saúde”, destacou o parlamentar.

Hugo Di Lallo elogiou também a “maratona” de audiências que o prefeito vem mantendo na Assembleia Legislativa e nas secretarias estaduais. “É um exemplo que deve ser seguido por todos, inclusive nós, vereadores”, ressaltou o parlamentar, lembrando que, ele próprio já tomou a iniciativa, ao trazer a Itanhaém o deputado estadual Luciano Batista (PSB), no início de fevereiro, que liberou R$ 600 mil em emendas parlamentares ao município, para investimentos em pavimentação de ruas e implantação de academias ao ar livre em várias praças.

Jornal A Tribuna de hoje, 25 de fevereiro


Edição 224 - Boletim Oficial de Itanhaém


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Marco Aurélio anuncia que Itanhaém lidera a criação de empregos na Região Metropolitana





O prefeito recebeu os números referentes a janeiro na tarde desta sexta-feira (22) e parabenizou a atuação da Secretaria do Trabalho, pelas ações de qualificação dos trabalhadores cadastrados

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), encerrou a semana com uma excelente notícia para a população. Na tarde desta sexta-feira (22), ele anunciou que Itanhaém foi o município da Região Metropolitana - que é formada por nove cidades - que mais gerou empregos em janeiro. Enquanto sete cidades apresentaram saldo negativo (demitiram mais do que contrataram), Itanhaém teve saldo positivo de 165 empregos. Mongaguá também teve saldo positivo, mas de apenas quatro empregos gerados. Os dados são Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho.



O prefeito avalia que o maior número de contratações em janeiro teve como motivação a redução pela metade do Imposto Sobre Serviços (ISS), desde o último dia 2 de janeiro. "Mais empresas abriram as portas. Consequentemente, mais vagas foram abertas".

Em reunião nesta sexta-feira com o secretário municipal do Trabalho, Luiz Antônio Saadi, o prefeito elogiou o ritmo dinâmico de ações que foram implementadas na secretaria neste ano, com especial atenção à qualificação profissional e à preparação dos trabalhadores desempregados para facilitar o acesso às vagas disponíveis. “Está tudo dentro do que foi prometido à população. Estamos cumprindo o que prometemos, que é incentivar a capacitação e fortalecer a economia. Mais empresas abrindo as portas representa mais profissionais sendo contratados. Estamos empenhados e determinados, para que todos os trabalhadores tenham acesso a um emprego satisfatório, que permita o sustento do seu lar”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, o prefeito tratou também da implantação em Itanhaém do Programa Time do Emprego, a ser lançado no próximo dia 28 e que tem a missão de preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. “É mais uma conquista para o município, mais um convênio com o Governo Estadual dos diversos que estamos conquistando neste início de mandato, que está sendo realmente promissor”, finalizou o chefe do Executivo itanhaense.

Os números do emprego na Baixada Santista (janeiro de 2013)
Itanhaém: + 165 (saldo positivo)
Mongaguá: + 4 (saldo positivo)
São Vicente: - 520 (saldo negativo: quando o comércio demite mais do que contrata)
Santos: - 480 (saldo negativo)
Cubatão: -221 (saldo negativo)
Guarujá: -220 (saldo negativo)
Praia Grande: -136 (saldo negativo)
Bertioga: -52 (saldo negativo)
Peruíbe: -37 (saldo negativo)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Programa Bairro a Bairro vai promover melhorias em diversos pontos da Cidade




Um dos compromissos do atual Governo Municipal de Itanhaém é o de levar infraestrutura e melhorias para os bairros do Município. Para isso, a Prefeitura lança nesta terça-feira (26), o Programa Bairro a Bairro, que irá promover uma série de serviços voltados para a melhoria desses locais. O primeiro bairro a ser beneficiado com o programa será o Suarão.

O lançamento do programa acontecerá às 16 horas, na Praça Nossa Senhora do Sion, que terá sua obra de reurbanização entregue nesta mesma data, juntamente com uma série de novos equipamentos públicos para a população. Os trabalhos se estenderão até o dia 11 de março. Trata-se de um projeto permanente, que durará os quatro anos, retornando periodicamente aos bairros.

O pacote de investimentos abrange setores considerados essenciais, como limpeza pública, saneamento, pavimentação, iluminação, saúde e segurança. Serão atualizados os cadastros de programas desenvolvidos pelas secretarias municipais, tais como o Bolsa Família, Ação Jovem, Renda Cidadã e Projovem, entre outros. O programa Saúde da Família estará presente durante os trabalhos, bem como os serviços administrativos das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Concessionárias de serviços públicos, como a Sabesp e a Elektro, serão parceiras do programa, oferecendo atendimento à população e auxiliando no trabalho de levantamento das prioridades.

Durante a ação, será feito um levantamento dos pontos escuros de iluminação pública na região para posterior licitação e implantação de luminárias, manutenção das tampas e caixas das galerias de águas pluviais, serviços de limpeza das ruas através de roçada e capinação, limpeza de valas, canais e rios que drenam a região, pintura de guias, conservação de vias não pavimentadas com terraplanagem, campanha de esclarecimento sobre a conservação de terrenos e descarte do lixo domiciliar, além da operação cata-treco.

Segundo o prefeito Marco Aurélio Gomes, o programa vai tornar os bairros mais agradáveis. “Com ruas e calçadas limpas, praças bem cuidadas, saneamento, acesso à saúde, iluminação eficiente e mais pontos de esporte e lazer”.

Marco Aurélio inicia maratona de audiências atrás de convênios para melhorias nos bairros



 Cumprindo agenda na Assembleia Legislativa nesta semana, o prefeito trouxe importantes recursos para investimentos em infraestrutura, como pavimentação e urbanização de ruas e praças

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), cumpriu agenda política na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19). Em encontros e audiências com cinco deputados, foram apresentados projetos relacionados à infraestrutura urbana em diversas regiões, atendendo ao cronograma de investimentos do Programa Bairro a Bairro. Marco Aurélio se reuniu com três deputados do PSDB: Cauê Macris, Maria Lúcia Amary e João Caramez e com Carlos Giannazi (PSOL) e Estevam Galvão (DEM).


As reuniões fazem parte da iniciativa do prefeito de ampliar as parcerias e convênios com os governos Estadual e Federal, visando levar mais investimentos aos bairros, especialmente a pavimentação de ruas e avenidas, urbanização de praças e melhorias na iluminação. No próximo dia 27, o prefeito será recebido em audiências na Assembleia por outros três deputados. No mesmo dia, se reunirá com os secretários estaduais de Saúde e Gestão Pública. No dia 6 de março, estará em Brasília, no Ministério das Cidades, tratando do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II), especificamente para obras de calçamento e implantação de galeria de águas pluviais, calçadas, guias, sarjetas e sarjetões nas vias ainda carentes destas melhorias. O prefeito também está finalizando projetos de infraestrutura para apresentar ao governador Geraldo Alckmin, em encontro previsto para o dia 13 de março.

“É de fato uma maratona, esse deslocamento duas ou três vezes na semana, mas estamos conquistando recursos para importantes obras no município, ampliando o leque de contatos e aproximando Itanhaém das diversas secretarias estaduais e ministérios”, afirmou Marco Aurélio, lembrando que orientou seus 14 secretários municipais a promoverem um verdadeiro “pente-fino” atrás de programas e convênios nas esferas estadual e federal.

Na reunião com os deputados Maria Lúcia Amary e João Caramez, o prefeito tratou da destinação de R$ 200 mil de cada parlamentar para obras de pavimentação de vias. Ainda na Assembleia, Marco Aurélio tratou com o deputado Carlos Giannazi de projetos relacionados ao setor cultural de Itanhaém. Nesta reunião, ele estava acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Zanella e do diretor do Departamento de Cultura, Rodrigo Zanella. Na ocasião, Giannazi anunciou convênio de R$ 120 mil para a implantação de uma Pinacoteca Municipal, local onde poderão ser promovidas exposições de arte. Outro convênio de Giannazi, este na ordem de R$ 80 mil, vai ajudar a custear projeto de manutenção, climatização e infraestrutura da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.

A cultura também esteve presente na reunião com Estevam Galvão, que confirmou a destinação de recursos na ordem de R$ 100 mil para obras de revitalização da Praça Benedito Calixto, visando fortalecer o comércio de artesanato que funciona no local.

DEPUTADOS PARCEIROS
O prefeito aproveitou as reuniões para enfatizar e agradecer aos deputados por convênios já assinados para Itanhaém em anos anteriores. Carlos Giannazi, por exemplo, teve participação nas obras de reforma do campo de futebol da Praça de Esportes Aurélio Ferrara (Campão) e na reconstrução do Gabinete de Leitura, no ano de 2009. Em 2008, a deputada Maria Lúcia Amary atuou na liberação de R$ 149 mil para a construção de praça no Savoy e o deputado Estevam Galvão encaminhou há dois anos 100 mil reais para a aquisição de equipamentos para a saúde pública municipal.

Com Cauê Macris, Marco Aurélio relembrou o apoio do deputado no ano de 2011, quando autorizou convênio R$ 30 mil para aquisição de um veículo para o Serviço Social e em 2012, quando encaminhou R$ 150 mil para recapeamento de vias. Para este ano, o deputado já anunciou a liberação de R$ 150 mil para obras de pavimentação de vias. Está em trâmite emenda de Macris que resultará na implantação do Centro Dia Idoso, projeto de 500 mil reais.

Marco Aurélio e vereador Kakulé fortalecem a parceria em favor do Oásis



 Atendendo reivindicações do parlamentar tucano, o prefeito Marco Aurélio vai ampliar os investimentos em obras de infraestrutura e urbanização no bairro que é um dos mais populosos do município

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), recebeu na manhã desta sexta-feira (22) a visita do vereador Cícero Kakulé (PSDB), um dos líderes da bancada governista no Legislativo. A reunião teve como objetivo ajustar o pacote de ações e investimentos que serão desenvolvidos no bairro a partir de março. O Oásis é um dos bairros que tem o vereador como principal representante político.

Marco Aurélio vai atender às reivindicações que o vereador apresentou no plenário, com atenção especial à retomada das obras de infraestrutura e urbanização, além de investimentos mais frequentes em serviços municipais (limpeza pública, varrição, capinação e limpeza das valas e canais mais próximos do Rio Itanhaém).

No encontro, o vereador reconheceu os esforços da Administração nestes primeiros cinquenta dias de governo, elogiou as atividades do verão e enfatizou iniciativas como o Programa Bairro a Bairro, a ser lançado no próximo dia 26. “Estamos observando um início de governo bastante dinâmico. A população deposita grande expectativa no governo Marco”, destacou Kakulé.

De sua parte, o prefeito elogiou a postura do parlamentar em defesa dos interesses dos bairros ainda carentes de obras de infraestrutura. “Vamos atender a todas as reivindicações dentro do nosso cronograma de obras e serviços. Queremos uma cidade bonita na região central e ainda mais bonita nos bairros. Este é o nosso compromisso”.

Ao final da reunião, Kakulé afirmou que vai destacar em plenário, em todas as sessões a partir de agora, os avanços e conquistas do Governo Municipal. “Sou governista, sou da bancada do Governo e, como tal, quero que meus eleitores conheçam cada ação vitoriosa deste governo que começou tão bem”, finalizou o vereador.

Jornal Diário do Litoral de hoje


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Marco Aurélio faz balanço positivo da temporada de verão. "A Administração preparou a cidade nas áreas de maior demanda"



 Tópicos como atenção à saúde, segurança e promoção do turismo foram destacados pelo prefeito em reunião com o secretariado na última semana; Itanhaém recebeu meio milhão de visitantes entre26 de dezembro e o Carnaval; pronto socorro realizou 15.000 atendimentos apenas em janeiro


O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), reuniu o secretariado na última semana para avaliar a temporada de verão onde, pelas estimativas oficiais, o município recebeu meio milhão de visitantes, entre turistas que se hospedaram em hotéis, pousadas, colônias e casas de veraneio. Este número teve como base a quantidade de lixo domiciliar recolhido no período entre 26 de dezembro e 13 de fevereiro, segundo dados da Secretaria Municipal de Serviços Municipais.

A avaliação do Governo Municipal é que Itanhaém registrou uma de suas melhores temporadas, principalmente em frequência de turistas. “Para tanto, a Administração preparou a cidade nas áreas de maior demanda, como saúde e segurança, além de ter elaborado uma excelente programação de eventos, com shows em todos os finais de semana”, reforçou o prefeito Marco Aurélio. Dados do Departamento Municipal de Turismo apontam que 290 mil pessoas passaram pelos eventos artísticos, como o show da virada do ano, a Micareta, os shows na Avenida Jaime de Castro e no Carnaval nos Bairros.

Na reunião de secretários, o prefeito ouviu um balanço dos setores mais envolvidos com a temporada, como a Saúde onde, de 1 a 31 de janeiro, foram registrados 15.709 atendimentos no pronto socorro, alcançando uma média de 524 pessoas atendidas por dia. “São números que comprovam o quanto a cidade está crescendo e necessitando de novos e frequentes investimentos no setor de saúde”, avaliou o chefe do Executivo.

Outro número que se destacou no balanço foi o total de lixo recolhido nos meses de dezembro e janeiro, que alcançou 7.375 toneladas, segundo dados da Secretaria Municipal de Serviços Municipais. Já na área do Trânsito e Segurança, a atenção ficou por conta da Lei do Silêncio, que aplicou 53 autuações em veículos cujos proprietários infringiram a lei. Ao mesmo tempo, os agentes registraram 184 orientações, que consiste na meta do setor, que é conscientizar antes de multar. Nas praias, a prevenção também obteve êxito. Foram registrados 2 óbitos por afogamento e, no Carnaval, nenhum óbito foi registrado.

A atividade econômica também foi bastante movimentada na temporada. Para proteger o comércio legalmente estabelecido e os ambulantes cadastrados, a equipe de fiscais percorreu todas as praias, onde promoveu 129 vistorias em parceria com a Vigilância Sanitária, 105 notificações, 20 autos de infração e imposição de multa e apreendeu mercadorias de 21 clandestinos que atuavam a orla.

A avaliação geral do prefeito é de que Itanhaém teve uma temporada tranquila e economicamente viável, oferecendo empregos temporários e ampliando a circulação de divisas no comércio local. “É a meta que almejamos. Apesar de termos assumido a Prefeitura em 1º de janeiro, conseguimos preparar a cidade para o verão. De modo geral, com ajustes e mais tempo de preparo, a próxima temporada será ainda melhor”, finalizou o prefeito de Itanhaém.

Bom dia!

Bom dia, Itanhaém. Estive logo pela manhã na Garagem Municipal na entrada dos funcionários no trabalho e pedi uma atenção especial aos nossos bairros, lembrando que no dia 26 iniciaremos nosso programa Bairro a Bairro.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Encontro com representantes dos fiscais da Prefeitura




O prefeito Marco Aurélio finalizou a agenda desta quarta-feira no gabinete em reunião com representantes dos fiscais que atendem os departamentos da saúde, comércio, obras e meio ambiente da Prefeitura. Na pauta, assuntos de interesses da categoria.

Marco Aurélio recebe o presidente do Grêmio Esportivo Ivoty


O presidente do Grêmio Esportivo Ivoty, João Alexandre dos Santos, mais conhecido como Juriti, foi recebido nessa tarde pelo prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes.
 
Atualmente a agremiação mantém convênio com o município dentro do projeto Clube-escola onde estudantes da Escola Municipal Lions Clube poderão utilizar o campo para atividades esportivas.

Pastores visitam Marco Aurélio e tratam de parcerias para projetos sociais




O prefeito Marco Aurélio esteve reunido há pouco com os pastores Marco Antônio e Vando Cirino da Igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira. O prefeito foi presenteado com o livro “Política: um assunto altamente espiritual”, de autoria do pastor Abner de Cássio Ferreira, do Rio de Janeiro.  

Durante a audiência, foram tratados assuntos pertinentes a área social do município e futuras parcerias.

Marco Aurélio e líderes da região do Guapiranga falam sobre melhorias na região




O prefeito Marco Aurélio recebeu há pouco no gabinete a líder comunitária Vera Lucia dos Santos, do Guapiranga, que também desenvolve trabalho junto aos conselhos municipais da saúde e da criança e do adolescente. Acompanhada do morador do Jardim América, o sr. Valcreuse de Jesus Furtado, e do vereador Tiago Cervantes, foram tratados assuntos referentes à melhorias para a região. Além do programa Bairro a Bairro, o prefeito explicou a proposta de implantar uma Unidade de Saúde da Família (USF) no Jardim América.

Prefeito se reúne com líder comunitária do Bopiranga




Marco Aurélio Gomes recebeu nessa manhã a líder comunitária do Bopiranga Maria “da Jaca”. Acompanhada do vereador Tiago Cervantes, o prefeito explicou sobre o programa Bairro a Bairro, que será lançado em breve e levará aos bairros serviços de urbanização, limpeza, manutenção de valas e canais, iluminação, entre outros, com prioridade também para a rede de coleta de esgoto e pavimentação. O cronograma de obras está em vias de ser apresentado à comunidade, com muitas ações e investimentos por parte da Prefeitura e através de convênios com o Estado e com a União.

Prefeito recebe o fisioterapeuta Ralf Flores Moura

Recebi há pouco no gabinete o fisioterapeuta Ralf Flores Moura, profissional de destaque no município. É membro da International Therapy Taping Association e ministra cursos de apriomoramento profissional em todo o país.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Jornal A Tribuna, 19 de fevereiro


AGENDA - 19 de fevereiro

AGENDA -- Audiências com deputados estaduais na Assembleia Legislativa 

9h30 - deputado estadual Cauê Macris 

13h - deputado estadual Estevam Galvão 

15h - deputado estadual Carlos Gianazzi 

16h - deputada estadual Maria Lucia Amary

16h30 - deputado estadual João Caramez


Na pauta, novos convênios para infraestrutura urbana e Educação.