quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Marco Aurélio faz balanço positivo da temporada de verão. "A Administração preparou a cidade nas áreas de maior demanda"



 Tópicos como atenção à saúde, segurança e promoção do turismo foram destacados pelo prefeito em reunião com o secretariado na última semana; Itanhaém recebeu meio milhão de visitantes entre26 de dezembro e o Carnaval; pronto socorro realizou 15.000 atendimentos apenas em janeiro


O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), reuniu o secretariado na última semana para avaliar a temporada de verão onde, pelas estimativas oficiais, o município recebeu meio milhão de visitantes, entre turistas que se hospedaram em hotéis, pousadas, colônias e casas de veraneio. Este número teve como base a quantidade de lixo domiciliar recolhido no período entre 26 de dezembro e 13 de fevereiro, segundo dados da Secretaria Municipal de Serviços Municipais.

A avaliação do Governo Municipal é que Itanhaém registrou uma de suas melhores temporadas, principalmente em frequência de turistas. “Para tanto, a Administração preparou a cidade nas áreas de maior demanda, como saúde e segurança, além de ter elaborado uma excelente programação de eventos, com shows em todos os finais de semana”, reforçou o prefeito Marco Aurélio. Dados do Departamento Municipal de Turismo apontam que 290 mil pessoas passaram pelos eventos artísticos, como o show da virada do ano, a Micareta, os shows na Avenida Jaime de Castro e no Carnaval nos Bairros.

Na reunião de secretários, o prefeito ouviu um balanço dos setores mais envolvidos com a temporada, como a Saúde onde, de 1 a 31 de janeiro, foram registrados 15.709 atendimentos no pronto socorro, alcançando uma média de 524 pessoas atendidas por dia. “São números que comprovam o quanto a cidade está crescendo e necessitando de novos e frequentes investimentos no setor de saúde”, avaliou o chefe do Executivo.

Outro número que se destacou no balanço foi o total de lixo recolhido nos meses de dezembro e janeiro, que alcançou 7.375 toneladas, segundo dados da Secretaria Municipal de Serviços Municipais. Já na área do Trânsito e Segurança, a atenção ficou por conta da Lei do Silêncio, que aplicou 53 autuações em veículos cujos proprietários infringiram a lei. Ao mesmo tempo, os agentes registraram 184 orientações, que consiste na meta do setor, que é conscientizar antes de multar. Nas praias, a prevenção também obteve êxito. Foram registrados 2 óbitos por afogamento e, no Carnaval, nenhum óbito foi registrado.

A atividade econômica também foi bastante movimentada na temporada. Para proteger o comércio legalmente estabelecido e os ambulantes cadastrados, a equipe de fiscais percorreu todas as praias, onde promoveu 129 vistorias em parceria com a Vigilância Sanitária, 105 notificações, 20 autos de infração e imposição de multa e apreendeu mercadorias de 21 clandestinos que atuavam a orla.

A avaliação geral do prefeito é de que Itanhaém teve uma temporada tranquila e economicamente viável, oferecendo empregos temporários e ampliando a circulação de divisas no comércio local. “É a meta que almejamos. Apesar de termos assumido a Prefeitura em 1º de janeiro, conseguimos preparar a cidade para o verão. De modo geral, com ajustes e mais tempo de preparo, a próxima temporada será ainda melhor”, finalizou o prefeito de Itanhaém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário