Prefeito retornou da Capital com quatro convênios garantidos, entre os quais um projeto que vai melhorar o escoamento dos rios Campininha, Bicudo e Curitiba
Dentro da proposta de percorrer todos os gabinetes estaduais e federais para ampliar a capacidade de investimento da Administração, o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB) esteve na Capital nesta quarta-feira (10) onde assinou quatro importantes convênios para Itanhaém, nas áreas de meio ambiente, saneamento e drenagem. A cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, com a presença do governador Geraldo Alckmin e autoridades estaduais.
Para Itanhaém foram liberados recursos na ordem de R$ 540 mil por parte da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos para dois projetos, sendo um deles relacionado aos rios Campininha, Bicudo e Curitiba e o outro destinado a um projeto de aproveitamento de água de chuva no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém. O custo total dos projetos é de R$ 684.204.25, sendo a diferença de responsabilidade da Prefeitura.
No caso dos rios, os recursos vão custear estudos de drenagem para ampliar a capacidade de escoamento destes três cursos de água urbanos, que atravessam regiões de grande densidade populacional. Os convênios foram assinados pelo secretário estadual da pasta, Edson Giriboni.
Outro convênio, na área de saneamento, é o Programa Se Liga na Rede, que permitirá que 1.326 famílias de baixa renda tenham ligação gratuita na rede coletora de esgoto, através de parceria com a Sabesp. A iniciativa promove obras dentro dos imóveis de famílias de baixa renda, que ganham até três salários mínimos, e desta forma fazendo com que as residências sejam ligadas ao sistema de esgoto. Em Itanhaém, a rede coletora já chegou a um terço das moradias.
O quarto convênio, assinado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, vai destinar ao município dois equipamentos de varrição, para auxiliar as equipes de limpeza pública. A doação é resultado da classificação da cidade no ranking Município Verde-Azul, organizado pela secretaria, onde Itanhaém avançou significativamente no último ano. Os equipamentos vão agilizar a varrição das redondezas dos rios urbanos que, com isso, receberão menos detritos das ruas.
Marco Aurélio classificou a cerimônia como bastante positiva. “São mais recursos e serviços sendo aplicados em importantes projetos ambientais. Os rios em questão, sobretudo o Campininha, há muito tempo necessita de desassoreamento e este estudo é o primeiro passo para concretizarmos o projeto de drenagem, reduzindo consideravelmente a ocorrência de alagamentos. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população e investir em drenagem é uma das prioridades”, finalizou o prefeito de Itanhaém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário