terça-feira, 2 de julho de 2013

Em Itanhaém, atendimento emergencial será ampliado com a abertura da UPA



 Nova unidade está sendo construída no Sabaúna e vai absorver toda a demanda do município; com isso, prédio do Pronto Socorro João Molina Cervante poderá receber as necessárias obras de reforma estrutural, hidráulica e elétrica para abrigar o Centro de Especialidades Médicas
O Governo Municipal de Itanhaém investe na reestruturação do sistema público de saúde desde o dia 1º de janeiro deste ano, com ênfase ao reforço da rede básica, que consiste em um melhor atendimento nos postos de saúde, que estão passando por obras de reforma, recebendo mais médicos e equipamentos.

O foco das ações se concentra também na ampliação do atendimento emergencial. Para tanto, está sendo construída uma moderna Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região do Sabaúna, com capacidade para atender toda a demanda municipal. Desta forma, o prédio do atual pronto socorro poderá finalmente passar pelas necessárias obras de reforma estrutural, hidráulica e elétrica. A manutenção do prédio é uma providência urgente, mas não pode ser feita neste momento em que a unidade abriga o atendimento emergencial do município.

Com a transferência do pronto atendimento para o Sabaúna, a unidade João Molina Cervante abrigará um amplo Centro de Especialidades Médicas de Itanhaém, que atuará no mesmo formato do elogiado Ambulatório Médicos de Especialidades (AME), instituído pelo Governo do Estado há cinco anos e que se tornou modelo copiado por várias cidades brasileiras.

O prefeito do município, Marco Aurélio Gomes (PSDB), avalia que estas providências permitirão um salto de qualidade no sistema público de saúde da cidade. “Trata-se, sem dúvida, de um avanço incontestável. Além de um atendimento emergencial eficiente no Sabaúna, teremos um Centro de Especialidades completo, formatado no exemplo das AMEs, com equipamento de raio-x e estrutura para pequenas cirurgias. Quem já foi atendido em uma das AMEs da região pode confirmar a qualidade com que os serviços são prestados”, destacou o chefe do Executivo.

“Todo este processo vai se desenrolar ao longo do próximo semestre e dos primeiros seis meses de 2014”, explicou o prefeito, lembrando que a unidade de pronto atendimento do Sabaúna já está em fase de licitação de equipamentos e mobiliário.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Francisco Garzon, anuncia que vem muito mais por aí. Responsável direto pelo processo de reestruturação da saúde pública de Itanhaém, ele aponta a ampliação do Hospital Regional como um avanço histórico na infraestrutura do setor.

“Será um hospital à altura dos melhores do Estado. O governador Geraldo Alckmin anunciou que o nosso hospital não ficará devendo nada em relação aos mais equipados complexos de saúde do país. Ainda que seja regional, ou seja, destinado a suprir a demanda do litoral sul, está em Itanhaém, mais perto da nossa população que eventualmente necessite de internação ou uma operação de alta complexidade”.

Garzon salienta que o processo de reestruturação da saúde está apenas começando. Ele acrescenta na lista de prioridades a reforma e ampliação das unidades distantes da região central e a fixação de mais médicos nestes postos de saúde, ações que integram o Programa Mais Saúde nos Bairros. Outra prioridade é a implantação da ala pediátrica, processo que está em fase de estudo do local mais adequado para a sua viabilização.

O secretário aproveitou para lembrar aspectos positivos como os resultados da campanha intensiva e permanente de prevenção à dengue. Neste quesito, Itanhaém foi a cidade da Baixada Santista que menos registrou casos da doença no período mais crítico, entre janeiro e abril deste ano.

“Assumimos em janeiro a tarefa de reestruturar a saúde e já podemos apontar conquistas. Claro que o atendimento final ainda está sendo aperfeiçoado e humanizado. Mas temos em nossa mesa de trabalho projetos bem elaborados que vão fazer de Itanhaém uma referência regional em saúde. É só uma questão de tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário